domingo, julho 18, 2010

Dois diretores, duas visões de mundo


Vício Frenético (1992), de Abel Ferrara, e Vício Frenético (2009), de Werner Herzog, dois ótimos filmes que tomam rumos diferentes a partir do mesmo ponto de partida. Ambos partem do mesmo argumento e cada qual se desenrola bem à maneira de seus realizadores: o senso trágico de Ferrara se vê representado no catolicismo do personagem de Harvey Keitel enquanto que o mundo desequilibrado de Herzog se vê representado na New Orleans pós Katrina. Quem mais, a não ser Herzog, filmaria um crocodilo morto em plena rodovia? Só fui atrás do primeiro quando soube que o segundo estava sendo apresentado, em setembro de 2009, no Festival de Veneza. Recomendo a todos que façam o mesmo, pena que o filme ainda não tenha saído em DVD. Tomara que o lançamento em DVD do filme do Herzog encoraje os distribuidores a fazer o mesmo com a película do Ferrara.

Os dois filmes são de seus realizadores tanto quanto de seus protagonistas. Não da pra pensar cada filme sem a contribuição preciosa dos atores Harvey Keitel (1992) e Nicolas Cage (2009). Aliás, enquanto assistia a primeira versão pensei comigo, por onde anda Harvey Keitel? No início da década de 90 ele deu boas contribuições aos filmes que participou: Cães de Aluguel (1992) e Pulp Fiction (1994), ambos de Quentin Tarantino, O Piano (1993), de Jane Campion, Cortina de Fumaça (1995), de Wayne Wang e Clockers (1995), de Spike Lee. Não espanta saber que Martin Scorsese elegeu o Vício Frenético de Abel Ferrara como um dos 10 melhores filmes da década de 90, afinal de contas o Bad Lieutenant de Harvey Keitel, em busca da redenção de sua alma, pode ser visto como a versão mais velha do personagem Charlie, de Caminhos Perigosos (1973) do próprio Scorsese, interpretado pelo mesmo Keitel. Imperdível!

OBS: Publicado em fevereiro de 2010 no site http://www.programapapodebuteco.com.br/

2 comentários:

  1. Queisso Doguinho.
    O Harvey Keitel faz uma voz nao creditada no filme Bastardos Inglorios, que, coincidentemente do qual voce falou a pouco; e estara em varios filmes nesse ano e no proximo, como voce pode conferir no site do ator, no Imdb: http://migre.me/Z5bg

    ResponderExcluir
  2. Grande WEBeer,
    Acho que ele anda sumido de produções relevantes, a voz em Bastardos Inglorios não conta.
    Abraço.
    Rodrigo

    ResponderExcluir